quarta-feira, 18 de abril de 2012

O por quê do blog


   O presente trabalho se baseia na necessidade de análise da situação  atual  dos índios e  negros no Brasil, quanto a discriminação sofrida por esses povos durante todo o processo de colonização até os dias de hoje. A discriminação contra esses grupos tem-se início num histórico de exploração que vem desde a chegada dos colonizadores,  baseados no modelo mercantilista, que exploravam e escravizavam os índios com o objetivo de obtenção de riquezas e, mais tarde com a vinda de escravos ao Brasil para alimentar o comércio do açúcar que aqui crescia.   Reconhecendo que o Brasil é um país de muitas faces, com diversas religiões, culturas e povos,  pretende-se abordar o tema chamando a atenção para o tratamento jurídico a cerca dos índios e negros, apresentando o que já foi feito para garantir o direito desses grupos e o que não foi cumprido por parte do Estado. Observar o posicionamento dos governantes dos séculos anteriores com relação a situação dos índios e negros analisando se houve diferença dessa postura com o passar do tempo. E por fim, tentar passar a ideia de que a discriminação existe e que só será extinta se aqueles que a pratiquem forem denunciados e punidos.
É bem verdade que tanto os povos indígenas e negros foram subjugados, discriminados e até considerados não-cidadãos brasileiros. Mas as Constituições foram aos poucos os incluindo na nossa sociedade, com seus ritos, religiões e cultura.            Os negros estão inclusos como cidadãos como qualquer outra pessoa e qualquer ato discriminatório pode ser punido pelos atributos da lei e pelo Estatuto da Igualdade Racial de 2003, que defende os que sofrem preconceito ou discriminação seja ela étnica, racial e/ou por cor. Os índios também ganharam um estatuto: O Estatuto do Índio, Lei Nº 6.001, de 19 de dezembro de 1973, onde lhes são assegurados direito a terra, a preservação da sua cultura, integração e comunhão social.            Por fim, fica claro que perante a Lei todos somos iguais e temos os mesmos direitos, sejam brancos, amarelos, negros ou indígenas. Ter os direitos garantidos por lei não significa a inexistência de preconceito e discriminação, vemos noticiados pela mídia todos os dias que algum direito foi negado, ou algum caso de violência por motivo fútil.            E para mostrar que há Leis e que também há discriminação, neste blog serão expostos reportagens, links, temas para debates e outros; Não apenas sobre os casos discriminatórios, mas sobre os avanços que esses povos conquistaram durante séculos de exclusão e de luta. Seus feitos no esporte, na Ciência, suas contribuições para a Legislação, educação, saúde, cultura e outros.

Um comentário:

  1. gotei do blog é tem como reflexo defender a imagem do negro e do idio causando um impacto na sociedade de que o negro e o indio merecem ser respeitados e introdroduzidos na sociedade de forma justa, o fato de serem de cultura diferente não e motivo de exclusão e discrinação um abraço

    ResponderExcluir